Anais Simpósio Hipertexto

Simpósio Hipertexto e Tecnologias na EducaçãoNEHTE/UFPE

 

Edições » Simpósio 2010

 

1
2
3
4
5
6
7
A crítica literária e o hipertexto / Luciano Justino (UEPB)
8
A educação a distância em ambientes virtuais de aprendizagem: percursos e percalços / Keyne Ribeiro Gomes (Unit), Marcelo Santos Leite da Silva (Unit), Simone de Lucena Ferreira (Unit), Eliana Sampaio Romão (UFS e Unit)
9
A educomunicação na produção de conteúdos audiovisuais na formação de jovens / Everaldo Costa Santana, Cleyton Douglas de Apolônio Vital (UFPE)
10
A era da dissimulação: a linguagem em tempos de tecnologia / Rúbia Lóssio (UFPB), Solange Carvalho (FUNDAJ)
11
A era dos sistemas inteligentes: o hipertexto como ferramenta ciberespacial em arquivos / Carlos Eugênio da Silva Neto, João Wandemberg Gonçalves Maciel (UFPB)
12
13
14
15
16
17
A inovação publicitária nas redes sociais / Profa. Dra. Nelly Carvalho (UFPE), Rebeca Lins (UFPE), Rita Kramer (UFPE)
18
A interferência dos jogos eletrônicos na prática da educação física / Cláudia Dolores Martins Magagnin (SEDUC/GO), Luciana Barbosa Candido Carniello (SEMED-Anápolis/GO), Mirza Seabra Toschi
19
20
21
A linguagem dos e-mails: um caso de inferências pragmáticas / Luiz Carlos Carvalho de Castro (SEDUC/PE)
22
23
A organização textual-discursiva da resenha eletrônica / Alayres Camila Melo de Almeida, Michele de Lima Alves Gomes, Sània Pereira (UAG)
24
A pesquisa e as tecnologias na ética da produção / Angelica Vier Munhoz, Tânia Micheline Miorando (UNIVATES)
25
26
A produção de resumos na internet e o letramento digital / Erika Vieira Araújo, Vanessa Claudino da Silva (UFRPE)
27
A relação entre os nativos digitais, jogos eletrônicos e aprendizagem / Luciana Barbosa Cândido Carniello (CEFOPE Anápolis), Bárbara Mônica Alcântara Gratão Rodrigues (CEFOPE Anápolis), Moema Gomes Moraes (UFG)
28
A Retórica (digital) das redes sociais / Antonio Carlos Xavier (UFPE)
29
A situação de produção e a informalidade em textos da internet / Emanuela Domingos Ferreira, Emanuelly Teles Ferreira e Silva (UFRPE)
30
Leitura literária pelo hipertexto / Sébastien Joachim (UFPE/UEPB)
31
32
33
Ação de linguagem escrita no hipertexto: interações contemporâneas / Deirbe Susan Gomes de Oliveira, Fabricia Ferreira Novaes (UNEB)
34
Ação de pesquisa e extensão no projeto laboratório de tecnologias intelectuais / Isa Maria Freire, Edvaldo Carvalho Alves, Julio Afonso Sá de Pinho Neto, Marckson Roberto Ferreira de Souza (UFPB)
35
36
Análise de Histórias de Vida em Fórum de Discussão Interdisciplinar / Christine Maria Soares de Carvalho, Caroline Nagel Moura de Souza, Juarez Moreira da Silva Júnior, Michelle Jordão Machado, Sandra Mara Bessa Ferreira (UCB)
37
38
Animações visuais como recurso na evolução do conhecimento sobre o tecido hematopoético / Antonio Batista de Oliveira Junior, Romildo de Albuquerque Nogueira (UFRPE)
39
Apenas 140 caracteres? Pressões comunicativas e transgressões dos limites do twitter / Bruno Diego de Resende Castro, Leila Rachel Barbosa Alexandre (UFPI)
40
Aprendendo Geografia com o auxilio das tecnologias de rede / Ana Maria de Oliveira Pereira (IABRB)
41
Aprender em/na rede: reflexões sobre o potencial das redes de aprendizagem nos processos de educação a distância / Patrícia Brandalise Scherer Bassani (Feevale), Rafael Vescovi Bassani (UNISINOS)
42
43
44
Arquiteturas de Suporte à Aprendizagem Colaborativa Sensível ao Contexto / Francisco Petrônio Alencar de Medeiros (IFPB), Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco, Alex Sandro Gomes (Cin/UFPE)
45
As interações de alunos na Internet e o ensino de língua materna / Luciana Sales Barbosa Moura, Rossana Delmar de Lima Arcoverde (UFCG)
46
As Letras falam: afetividade e escrita em cursos de Educação a Distância / Catley Santos Lima, Michelle Jordão Machado (UCB)
47
48
49
Atividade Interdisciplinar com Jogos Educativos em Escola da Rede Estadual / Marcelo Santos Leite da Silva (UNIT); Keyne Ribeiro Gomes (UNIT); Jonathan Santos Gomes (CEPCS), José Acácio de Jesus Moura (UNIT - UFAL); Simone de Lucena Ferreira (UNIT)
50
51
Avaliação de Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem / Givaldo Almeida dos Santos, Henrique Nou Schneider (UFS)
52
Avaliação em Língua Portuguesa no Ensino a Distância / Angela Valéria Alves da Silva (UFPE)
53
Avaliação formativa no Wiki do LMS Moodle: aplicação da ferramenta Learning Vector (LV) / Gilvadenis Sales, Pedro Prestes, Giovanni Barroso, José Soares (UFC)
54
55
Blog como ferramenta de apoio ao aprendizado no Projeto Travessia / Maria Cristina do Nascimento Silva (SEDUC/PE)
56
Blogarte: uma experiência com arte no ensino médio através do orkut / Plínio Rogenes de França Dias (Rede GEO/João Pessoa)
57
Caindo na rede: do blog para o mundo / Kalina Alessandra Rodrigues de Paiva (IFRN)
58
Capacitando Docentes dos Anos Iniciais para o Uso da Informática na Educação / Liane Ferreira da Trindade Mariz (FARN), José Antonio Spinelli Lindoso (UFRN)
59
Charges Virtuais e Redes Sociais na Internet: Acesso e Mobilidade / Marcelo Rodrigo da Silva, Flávio Aurélio Tenório de Asevêdo (UEPB)
60
Cibercultura e iniciação à pesquisa: desafios frente ao uso de novas tecnologias / Rogério José Schuck, Derli Juliano Neuenfeldt (UNIVATES)
61
Cibercultura, ensino médio e (re)produção do conhecimento / Derli Juliano Neuenfeldt, Rogério José Schuck, Angélica Munhoz, Tania Micheline Miorando (UNIVATES)
62
63
64
65
66
67
Curso de Comunicação na Empresa a Distância / Regina Maria Gonçalves Mendes, Rosilene Alves Ribeiro Strecker (PUC/MG)
68
Curta-metragem na aula de língua portuguesa: práticas pedagógicas mediadas pelo uso de mídias / Laís de Souza Ribeiro, Myrela Lopes da Silva, Karine Viana Amorim (UFCG)
69
70
71
De l’hypertexte opaque à l’hypertexte transparent / Pierre Lévy (University of Ottawa, Canadà's university)
72
Destacabilidade e axiologia nos hipertextos: um estudo sobre o site do PT / Lílian Noemia Torres de Melo, Virginia Célia Pessoa de Freitas, Rinalda Fernanda de Arruda (UFPE)
73
Direção de arte na aula de língua portuguesa: o que fazer? Como fazer? / Anderson Marcos da Silva, Mariana Quirino Fechine, Karine Viana Amorim (UFCG)
74
Discentes X gestores: a dissonância no uso das novas redes sociais em uma instituição pública de ensino / Ana Carolina de Araújo Abiahy, Flávia Tatiane Braga Alencar, Sérgio Rodrigo Alves Maciel (IFPB)
75
76
77
e-aikewara: escritas de urucum no ciberespaço / Ivânia dos Santos Neves (UNAMA)
78
Educação e Entretenimento / Tamíris de Almeida Cutrim e Alexandre Farbiarz (UFF)
79
Ensino de língua mediado pelas novas tecnologias: o fórum educacional como ferramenta de interação / Maria de Fátima Silva dos Santos, Maria do Socorro Oliveira (UFRN)
80
81
82
Estudantes x learning objects: uma questão de usabilidade / Marcos Roberto Tenório Souza Filho, Luciana Lopes Freire (Faculdade Senac/PE)
83
Estudantes, docentes e tics / Marta Lucia de Souza Celino (UERJ)
84
Estudo de caso: @hotelpequenino a aplicação do marketing viral dentro do twitter / Diana Willrich Haas (Contato Mídias Sociais/Agência de Marketing Digital)
85
86
Estudo para automação de horários escolares em uma instituição de ensino / Marta Cardoso Pina (UNITAU), Marcio Abud (UNESP e UNITAU)
87
Experiência de implantação de um Curso de Produção Textual a Distância / Rosilene Alves Ribeiro Strecker, Regina Maria Gonçalves Mendes (PUC/MG)
88
89
90
91
Variação linguística em textos de homens e mulheres em fóruns de comunidades do orkut / Ana Paula Oliveira Soares, Thaís Soares Bezerra de Sá Peixoto (UPE/FACETG)
92
Gêneros ocultos na escola: o e-mail / Giomara Gomes Rocha Machado, Ivània Nunes Machado Rocha, Robério Pereira Barreto (UNEB)
93
Gêneros textuais, virtuais e redes sociais: práticas de leitura e escrita no ensino médio profissionalizante / José Ribamar Lopes Batista Júnior (CAF/UFPI/UnB), Francisco das Chagas Rodrigues da Silva (UFPI)
94
95
Grupo de Estudos Novas Tecnologias e Educação na contemporaneidade / Maria Elizabeth Ferreira, Julyany Guimarães de Menezes, Mariete Santana Nunes Melo (Prefeitura Municipal de Anápolis/GO)
96
Hipertexto como possibilidade para a construção de uma educação a distância desterritorializada / Elmara Pereira de Souza (UFBA/NTE16), Nicéia Maria de Figueiredo S. Melo (UESB/NTE16), Eneida Moreira de Brito (NTE16)
97
98
Hipertexto: uma ferramenta para construção da aprendizagem na educação a distância / Aline Renée Benigno dos Santos, Reginaldo Amorim de Carvalho, Roziane Keila Grando, Sebastião Sales Bueno Junior (UFSC)
99
100
Hipertextos: múltiplos caminhos para formação de leitores / Cláudio Henrique de Souza Pires, Eloi Pinheiro Miranda (UESB)
101
Imagens de si no Orkut: a construção do Ethos / Márcia Guabiraba Moreira Oliveira Novaes (FAFIRE)
102
103
104
105
106
107
108
109
Leitura e compreensão de textos por parte de estudantes surdos de EaD online: limites e possibilidades / Gláucia Renata Pereira do Nascimento (UFPE), Laerte Leonaldo Pereira (SEDUC/PE)
110
Leitura e escrita do gênero notícia em ambiente virtual / André Cordeiro dos Santos (UFRPE - UAG)
111
Leitura em Multimodos: as affordances no processo de interação em portais públicos / Ranielli Azevedo (PUC/MG), Ana Elisa Novais (CEFET/MG)
112
113
Letramento Cultural em seu Eixo Oficina Musical: Hibridismo entre conhecimento científico-midiático e a Arte do Som / Emanuela Francisca Ferreira Silva, Andréa de Lourdes Cardoso Santos (Conservatório Estadual de Música Mto. Marciliano Braga)
114
115
116
Letramento digital: a elaboração de RPG digital como ferramenta motivacional / Bárbara Micaela Pereira de Araújo Rocha, Valter Jorge da Silva (UFRPE)
117
118
119
Literatura discutida na web: uma experiência com o fórum de discussão / Adriana Sales Zardini (UFMG), Lília dos Anjos Afonso (UFPB Virtual)
120
121
122
123
Mapas conceituais na educação a distância: uma análise sob a ótica da Complexidade / Cristiane Freire de Sá (IFSP - Pró Reitoria de Extensão), Fabiana Cristina Gonçalves Ribeiro (CEFET/RJ), Lidia Bravo de Souza do (IFSP - Campus Guarulhos)
124
125
126
127
Mídias e educação infantil: desafios contemporâneos / Dilton Ribeiro do Couto Junior (UERJ)
128
129
Mobilidade, conectividade e imersão na cultura digital: a transformação no município de Caetés, com o PROUCA / Thelma Panerai Alves, Maria Auxiliadora Soares Padilha, Húrika Fernandes de Andrade, Leonardo Bernardo de Morais (UFPE)
130
Modos diferenciados de ensinar e aprender no ambiente virtual / Marcelo Mendonça Teixeira, Tiago Gomes (UM)
131
132
133
Novas tecnologias aplicadas na elaboração de material instrucional online / Adriana Dallacosta (DECEx/EB), Giselle Cazetta (UFF), Sérgio Guedes (UFRJ)
134
O blog como ambiente de reflexão filosófica na escola: A nova Ágora Virtual / Luciano Tavares Torres, Márcio Silveira Lemgruber (UFJF)
135
O celular como ferramenta tecnológica: produção audiovisual no ensino a distância telessala / Sebastiao Severino da Silva, Sebastiao da Silva Vieira (Prefeitura Municipal de Itapissuma/PE)
136
O computador e o telefone celular no processo ensino-aprendizagem da educação física escolar / Dianne Cristina Souza de Sena, Taciana de Lima Burgos (UFRN)
137
O Ethos feminino nas comunidades do Orkut / Liliane Lopes de Lucena (FAFIRE)
138
139
O Jornalismo Colaborativo no telejornal com as novas tecnologias / Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira (PUC/SP)
140
141
142
143
Concepções freirianas sobre as TICs e a educação a distância / Avanisia Maria Souza, Jaqueline Alves de Lira (CESAC/PE)
144
O orkut como ferramenta de estudo para vestibulandos / Glicínia Raquel Feitoza Braz (UFRPE)
145
O papel do articulador no uso das tecnologias na escola / Sirlandia Gomes de Moraes, Bianca Gonçalves da Silva, Maria Aparecida Alves Pereira (Prefeitura de Anápolis/GO)
146
147
O perfil dos autores-leitores de fanfictions: histórias criadas por fãs /  Fabíola do Socorro Figueiredo dos Reis (CAPES/UFPA), Lília Silvestre Chaves (UFPA)
148
149
O professor e o avatar do professor nas redes sociais / Ana Elisa Ribeiro, Paulo J. L. Alvarenga (CEFET/MG)
150
151
O uso da webquest como atividade interdisciplinar em sala de aula / André Santos Cerqueira (UNIT - UFS,) Marcelo Santos Leite da Silva (UNIT), Keyne Ribeiro Gomes (UNIT), Simone de Lucena Ferreira (UNIT)
152
153
O uso de mapas conceituais no design educacional para o planejamento de hipermídia na educação a distância / Márcia Melo Bortolato, Alice Theresinha Cybis Pereira, Marília Matos Gonçalves (UFSC)
154
155
O uso de novas tecnologias no ensino de línguas: o uso de blogs como ferramenta de motivação e aprendizagem / Herbert Nunes de Almeida Santos (UFAL), Marcos Antonio de Araújo Dias (FTC)
156
157
158
159
Orkut: ferramenta de aprendizagem colaborativa / Marlene Aparecida dos Reis, Silvana Aparecida dos Reis (UFPE)
160
161
162
Pensamento crítico na web: trajetórias da pesquisa escolar / Lucia Helena Cavalcanti das Neves Valle, Sérgio Abranches (UFPE)
163
164
165
166
Podcasts educativos: possibilidades, limitações e a visão de professores de ensino superior / João Basílio Costa e Paula, Jerônimo Coura-Sobrinho (CEFET/MG)
167
168
169
Portal Educar: perspectivas de inclusão digital docente na rede municipal de ensino do Recife / Márcia Gonçalves Nogueira, Flavia Barbosa Ferreira de Santana (PCR)
170
171
172
173
174
175
Produção de saberes através de redes sociais na internet / Adriana Batista Bastos, Ananda Alves de Souza, Eliene Machado Santana, Robério Pereira Barreto (UNEB)
176
177
178
Projeto Faculdade Virtual de Direito do Recife / Jaziel Lourenço da Silva Filho (UFPE)
179
Rede como espaço livre e aberto / Lialda Bezerra Cavalcanti, Amarílis Valentim (UNICAMP)
180
181
182
Redes sociais: uma nova ferramenta pedagógica para a graduação a distância / Liz Cristiane de Oliveira Roma de Melo, Sebastião da Silva Vieira (Prefeitura Municipal de Camaragibe)
183
Reencantar a educação: impactos da interação entre o ser professor e o programa UCA / Adriana Carvalho da Silva, Sérgio Paulino Abranches (UFPE)
184
185
Reflexões artísticas e educacionais acerca da ação docente no processo de produção-formação em artes visuais / Cibelle Amorim Martins, José Rogério Santana, Mônica Barbosa dos Santos (UFC)
186
187
188
189
190
191
Sociedade contemporânea e saber transdisciplinar / Tânia Regina Barbosa de Sousa (UFS)
192
193
Tecnologia e Interação em uma comunidade de prática / Silvane Aparecida Gomes, Vicente A. Parreiras, Adriana G.D. Teixeira (CEFET/MG)
194
195
196
Livro, hipertexto, blog: trànsitos da escrita literária / Inara Ribeiro e Ricardo Postal (UFPE)
197
Travessias e interação socio-verbal na escrita em weblog pessoais / Robério Pereira Barreto, Cenilza Pereira dos Santos (UNEB)
198
199
200
Webnotícia: realinhamentos da produção jornalística na web / Camila Cristina Santos Gonzaga (CEFET-MG)
201
Webquest e hipertextualidade na prática pedagógica: as orientações de trabalhos escolares no Senai de Florianópolis / Eli Lopes da Silva, Alessandro de Matos Abrahão, Alexandre Bastos Corrêa (SENAI/SC)