Anais Simpósio Hipertexto

Simpósio Hipertexto e Tecnologias na EducaçãoNEHTE/UFPE

 

Edições » Simpósio 2015

 

-->
Apresentao / Antonio Carlos Xavier (UFPE)
A construo de saberes e a mediao tecnolgica: uma proposta de Letramento Digital via redes sociais e recursos audiovisuais / Andressa Aparecida Lopes (Mestre - Unopar) e Rejane Aguiar da Silva (Especialista - NRE-Londrina)
A Filosofia LOGO no Ensino Superior / Sebastio Gomes de Almeida Jnior (UFJF)
A hiperleitura como chave para a constituio do hipertexto / Emanuel do Rosrio Santos Nonato(UNEB)
Analisando instrues para produo de resumos em blogs / Alessandra Souza Silva e Wiliany Miranda Silva (UFCG)
Aplicativos mveis: introduzindo a Gamificao no IFNMG/Pirapora -MG /Marcelo de Miranda Lacerda (IFNMG/ FAPEMIG/CNPq), Fbia Magali Santos Vieira e Alcino Franco de Moura Jnior (UNIMONTES)
App #KdNoel: processo criativo e apresentao de uma proposta de ferramenta pedaggica / Leonardo Ferraz Leal (FACEMP) e Ana Conceio Alves Santiago (UNEB)
As contribuies das abordagens educacionais na prtica pedaggica da Educao a Distncia / Leonardo Ferraz Leal (FACEMP) e Ana Conceio Alves Santiago (UNEB)
As polticas educacionais de incluso digital: um estudo de caso da Escola Municipal Dom Bosco / Brbara Maria Farias Mota e Mikhaella de Paiva Costa Wanderley Feitosa (UFPE)
As tecnologias do cotidiano: pressupostos para uma anlise crtica Rafael Soares dos Santos e Rbia A. Ribeiro Lssio (FALS)
BLOGS EDUCATIVOS como um Currculo Tecnocultural Gabriela Silveira Meireles(UFMG) e Marlucy Alves Paraso(UFMG)
Clculo interativo:o ensino de clculo visto por outro ngulo / Neila Marcelle Gualberto Leite, Tatiane Reis do Amaral, Lucas Santos Roriz Carib e Rhudson Douglas Mota Sampaio (IFNMG - Campus Montes Claros)
Competncias digitais e desenvolvimento profissional de professores em rede: The Voice of the European Teachers / Elaine Cristina de Andrade Barbosa e Antnio Jos Meneses Osrio (Universidade do Minho - FCT/FSE- SFRH/BD)
Consideraes preliminares acerca das dificuldades encontradas pelo docente na EAD / Paula Silva (UFPB/CAPES), Jssica Bezerra (UFPB/CAPES) e Valdenice Lima (UFPB/CAPES)
Contact us: o imprevisto em meio ao planejado / Ana Miriam Carneiro Rodriguez (UninCor/Capes)
Currculo digital em redes de aprendizagens / Cludia Simone Almeida Oliveira e Maria do Rozrio Gomes da Mota Silva (Prefeitura do Recife - PR e UFPE)
Criao de softwares educativos na formao docente / Ana Cristina Barbosa da Silva (UFPE) Anderson Martiniano Moura da Silva (FJN)
Educao presencial mediada por plataformas virtuais: oportunidades e obstculos / Mrcia Maria de Medeiros e Travassos Saeger (UFPB)
Elaborao de materiais para um curso de espanhol via MOODLE / Chris Royes Schardosim e Guilherme Gili Maba (IFC/Ibirama - Cnpq)
Ensino da matemtica atravs do desenvolvimento de games / Cristiane Sanches da Silva, Jos Augusto Mendes Vidal (CESAR), Ernani Iodalgiro Costa Lima, Carla Vernica Teixeira Sobrinho e Leonardo Vilhena (CEJLL)
Escrita colaborativa no Google Docs: uma anlise das interaes entre professor e alunos / Luiz Antnio Ribeiro e Aurlio Takao Vieira Kubo (Cefet-MG)
Experimentaes do uso de jogos digitais na disciplina de Lngua Portuguesa / Eli Lopes da Silva (UFSC), Cintia Franz (Secretaria M. E. Rio do Sul) e Dulce Mrcia Cruz (UFSC)
Experimentaes do uso de mdias digitais na disciplina de Artes no 8. ano / Eli Lopes da Silva (Senac Rio do Sul) e Cleverton Fabiano Baldo (Centro Educacional Roberto Machado)
Ferramenta FRUM e o ensino da EAD nas disciplinas de exata: insero de dispositivos para aumentar a interao no MOODLE / Allan Gomes dos Santos (UAB/ IFAL/SEDUC-AL) e Lus Paulo Leopoldo Mercado (UFAL)
Formao de via ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: competncias necessrias /Alessandra Dutra (UTFPR), Francieli Motter Ludovico (UTFPR-FA/SETI), Jssica Bell'Aver (UTFPR) e Rose Maria Belim Motter (UNIOESTE)
Gamificao em pesquisas em educao: uma reviso da produo acadmica / Claudia Regina Castellano Losso e Martha Kaschny Borges (UDESC)
Gneros digitais no contexto educacional: desafios do professor do Ensino Mdio / Elaine Vasquez Ferreira de Arajo e Mrcio Luiz Corra Vilaa (UNIGRANRIO)
GeoGebra 3D: explorando as potencialidades do software para o ensino de clculo de duas variveis / Lucienne Veloso Brito, Filipi Maciel Jardim, Luis Eduardo de Souza Fonseca e Thiago de Jesus Oliveira Dures (IFNMG - Campus Montes Claros)
Geotecnologias e transformaes do espao: processo formativo docente no entendimento do Lugar Silvia Letcia Costa Pereira Correia (UNEB), Tarsis de Carvalho Santos (UNEB) e Natanael Reis Bomfim (UNEB
47
Incluso e Letramento digitais na formao bsica e tcnica / Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos (Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Braslia)
Jogos - uma nova forma de aprender e de ensinar dentro da educao / Osvaldo Jos de Jesus Silva (UFG) e Suzane Teles Braga (UFG)
Letramento informacional e cursos de graduao: um relacionamento necessrio / Luciana do Amaral Teixeira e Maria Gracinda Vieira de Almeida Greco (UNESA)
Mdias, tecnologias e alunos/as com deficincia: (im) possibilidades de mudanas nos referenciais identitrios / Regiane Cristina Tonatto (UNIOESTE/UNILA) e Denise Rosana da Sila Moraes (UNIOESTE)
Modelagem e simulao de sistemas dinmicos com o Silab/Xcos: um caderno didtico / Tatiane Reis do Amaral, Neila M. Gualberto Leite, Victor Felipe Arthur Coutinho Ladeia e Rosilanny Soares Carvalho (IFNMG)
Multiletramentos e produo de textos por meio da plataforma doe mdia social Edmodo / Wanda Patrcia de Sousa Gaudncio Santos (UFPB/ Profletras) e Marineuma Costa Cavacanti (UFPB/ Profletras)
O desenvolvimento WEB no processo de ensino e aprendizado de Qumica para deficientes visuais / Louise Suelen Araujo Reis, Ana Clia Barreto de Araujo e Karine do Prado Ribeiro
O impacto do sistema de Gesto Acadmica - SIGA EDU - para a inovao da gesto educacional do Instituto Federal de Rondnia / Marinete da Cunha Guimares, Patrcia Pereira da Silva e Aridne Joseane Flix Quintela
Ol caro aluno! Apresentao da disciplina como espao de interao e comunicao na aprendizagem a distncia / Michele Rodrigues de AlbuquerqueDennis Marinho Oliveira Ramalho de Souza(UNIVASF)
O letramento digital na formao continuada dos professores de matemtica / Ettine Cordeiro Guerios e Andreia Rabello de Souza (UFPR)
O livro didtico em FLE: algumas consideraes digitais / Simone Pires Barbosa Aubin (UFPE)
O potencial do programa "Profisso Reprter" como Aula Invertida / Ana Lcia de Medeiros Batista (UFSCar) e Paula Reis Melo (UFPE)
O professor formador e a mediao pedaggica em ambientes virtuais / Jos Wilson Pereira e Sebastiao da Silva Vieira (UFPE)
O smartphone potencializando a comunicao e a aprendizagem / Patrcia Smith Cavalcante e Fabiana Marilha Paulino de Sousa (UFPE)
O uso de tecnologias na educao infantil bilngue / Vanessa de Melo Sousa Farias e Andreia Muniz Silva (UNICAP)
O uso das TDIC no ensino de Literatura / Simone dos Santos Pinto de Assumpo Vieira (CPII)
O uso de tecnologia mvel na Educao InfantilS / Glaucia Silva da Rosa (UNILASALLE)
O uso do celular: por que proibir a melhor opo? / Josenilda Martins de Souza (UNEB)
Usos do Google Drive e do WhatsApp em sala de aula / Angela Maria de Almeida Pereira e Thelma Panerai Alves (UFPE)
Prticas de Letramento Digital na Educao Profissional e Tecnolgica / Marilene Assis Mendes (IFCE - Campus Limoeiro do Norte)/strong>
Produo intelectual com uso intensivo das TICs / Marta cordeiro da Silva e Anna Rita Sartore (UFPE)
Recursos digitais em espaos no formais de educao: interaes mediadas por analogias e metforas / Rangel Benedito Sales de Almeida (CEFET-MG), Ronaldo Luiz Nagem (CEFET-MG), Dlcio Julio Emar de Almeida (CEFET-MG) e Alexandre da Silva Ferry (CEFET-MG)
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: Contribuies e desafios para a prtica docente na Educao Bsica em Escolas Pblicas Federais localizadas no Municpio do Rio de Janeiro / Anglica da Sllva Caetano, Elena Martins Igncio, Glria de Melo Toncio e Rita de Cssia da Cruz Rodrigues (Colgio Pedro II)
Redes sociais educativas: recursos que potencializam os projetos de pesquisa na universidade /Cecilio Ricardo de Carvalho Bastos, Mrcio Pedro Carvalho Pataro de Queiroz e Lana Krisna de Carvalho Morais (UNEB)
RPG Digital para o ensino de Fsica / Ricardo Amaral (UFPE) e Patrcia Smith (UFPE)
Tecnologias mveis e redes sociais: prticas docentes no contexto da cibercultura / Jucileide Santos de Jesus Moraes (UNEB) e Obdlia Santana Ferraz Silva (UNEB)
Transformando meu plano de aula por meio das TIC's / Michele Rodrigues (Mosyle Tecnologia)
Uso das TDIC na Formao de Professores: o caso da Oficina de Vdeo mediada atravs do Facebook / Clara Cristina Cavalcanti Santos e Srgio Paulino Abranches (UFPE)